domingo, 31 de janeiro de 2010

Mais Gravuras...

Vídeos do Gravura



A coordenadora pedagógica Silvane Azevedo mostrou uma aula diferente no dia 20/01. Exibiu vídeos do projeto Gravura de Inverno, os quais ilustram oficinas de xilogravura que o professor Elias ministrou em outras cidades do interior sergipano. Nesse momento os alunos fizeram perguntas e comentários e em seguida colocaram a mão na massa e continuaram a gravar!


Gravuras impressas


Olhem só como o projeto está bacana. Os alunos imprimiram suas matrizes e o resultado está superando as expectativas. Elias imprimiu junto com a turma da manhã e da tarde cerca de 150 gravuras, a partir das 30 matrizes das crianças e jovens participantes do projeto. A oficina irá até o dia 20 de fevereiro, culminando com uma exposição na praça matriz da Barra dos Coqueiros e a entrega do catálogo com o registro das xilogravuras e um pouco da história do grupo folclórico Samba de Coco. Êita que o negócio tá é bom!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Gravuras na cidade!


E o grupo de gravura invade as ruas Barra dos Coqueiros! Elias levou sua turma de xilogravadores mirins para uma passeio ao ar livre. Cada um exibiu sua arte para mostrar que a Barra faz gravura. E tá mostrando que veio pra ficar!

E o processo de impressão...



Nesta semana Elias iniciou o processo de impressão das xilogravuras.  As crianças gravaram sua cultura. O Samba de Coco faz parte da vida deles. É fantástico!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A oficina tá é quente!!


Os alunos já passaram pelo processo da oficina de desenho no papel, onde cada um, após ter escolhido a imagem transferiu para madeira e iniciou a técnica de incisão. Vejam só como está bacana. As crianças estão arrasando! E olhem que todas elas estão fazendo xilogravura pela primeira vez!

SAMBA, COCO E GRAVURA aporta na Barra dos Coqueiros

No dia 18 de janeiro, Elias Santos iniciou a oficina de Xilogravura com as crianças e adolescentes da Barra dos Coqueiros. A Secretaria Municipal de Cultura, através de Carlos de Jesus, quem coordena o Ponto de Cultura "Samba de Coco: cultura, tradição e resistência",  cedeu a Escola de música para ser realizado o projeto.   Parabéns também a Dona Iolanda, Mestre do Grupo do Samba de Coco da Barra, quem mobilizou grande parte das crianças que frequentam a oficina. Inclusive muitos deles são seus parentes e vizinhos. Valeu Dona Iolanda!!

sábado, 23 de janeiro de 2010