segunda-feira, 28 de março de 2011

Samba, Coco e Gravura 2011 finalizado na Barra com sucesso!

Foi finalizado no dia 25 de março a 2ª edição do projeto Samba, Coco e Gravura, no município sergipano da Barra dos Coqueiros. Contamos com a presença dos estudantes da Escola Municipal Creuza Gomes, que participaram das oficinas de xilogravura e de corte e costura, do Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe, da comunidade em geral, políticos e autoridades locais, todos embalados pelo Samba de Coco da mestra Dona Iolanda.
Foram expostas mais de 100 gravuras num grande e belo varal armado na quadra de esportes do Prisco Viana. Neste local realizamos a entrega dos certificados, lançamento do folder e de um DVD como uma síntese de todo o projeto.
Somado ao projeto, o Movimento das Catadoras de Mangaba expuseram e divulgaram seus produtos,  deixando a festa mais bonita e saborosa.
Samba, coco e gravura é tudo isso...muita cultura, arte e alegria!


A população prestigiando a exposição das xilogravuras

Dona Silvana e Branca - catadoras de mangaba da Barra - 
divulgando produtos feitos com a fruta 

Elias Santos entregando certificado, folder e DVD para aluna do projeto

Apresentação do Samba de Coco durante o encerramento



GRAVURA TAMBÉM É MODA!

Ampliando as possibilidades do uso da xilogravura, o projeto Samba, Coco e Gravura através da oficina de corte e costura, transformou xilo em estamparia para bolsas.
No encerramento do projeto aconteceu um desfile com as bolsas confeccionadas pelas alunas. De forma alegre e espontânea as adolescentes desfilaram num tapete vermelho as lindas bolsas com xilogravuras.
Samba, Coco e Gravura também faz moda, confira!







segunda-feira, 21 de março de 2011

ENCERRAMENTO DO PROJETO DIA 25 DE MARÇO

Na próxima sexta-feira, 25 de março, termina o projeto Samba, Coco e Gravura 2011 na Barra dos Coqueiros, contemplado pelo edital Interações Estéticas com Pontos de Cultura que conta com o patrocínio da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE e Ministério da Cultura . A festa de encerramento acontecerá às 17 horas na Quadra de Esportes do conjunto Prisco Viana, na sede do município.  Após quase dois meses de trabalho, será apresentado o resultado das oficinas, com uma exposição das xilogravuras e das bolsas confeccionadas no curso de corte e costura. As oficinas foram ofertadas gratuitamente e beneficiaram a cerca de sessenta pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos. Segundo a aluna de xilogravura, Thaise Barbosa de 12 anos “o projeto foi muito bom. O professor Elias ensinou a fazer gravura e eu desenhei a minha cidade”. 
O projeto Samba, Coco e Gravura tem o objetivo de valorizar a cultura barra coqueirense por meio da técnica da xilogravura. Foram retratados o grupo Samba de Coco de Dona Iolanda, os pescadores e as catadoras de mangaba registrados nas impressões das gravuras, em folder, catálogo e no DVD do projeto. Além disso, as bolsas confeccionadas foram estampadas com as xilos e serão comercializadas a preços populares, a fim de possibilitar um meio para sustentabilidade e geração de renda para os grupos homenagedos.
Esta iniciativa conta ainda com o apoio do Ponto de Cultura Samba de Coco: História, Tradição e Resistência, da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura da Barra dos Coqueiros, Nuvem de Ideias, Segrase, Editora Diario Oficial e Sociedade Semear.






Olha só o resultado da união da xilo com a estamparia nas bolsas

Veja só que bacana! Assim ficou o resultado da união da xilogravura com a serigrafia: bolsas estampadas.
Com esse material a comunidade poderá dar continuidade ao processo, ampliar as possibilidades do uso da gravura e gerar uma renda.
Muito legal, não é? Confira só: