O que é o projeto

O projeto SAMBA, COCO E GRAVURA surgiu em 2009 com o objetivo de resgistrar imagens por meio da xilogravura, o grupo folclórico Samba de Coco da Barra dos Coqueiros/SE.
Esta ação é uma iniciativa do artista plástico Elias Santos e da arte educadora Silvane Azevedo e foi possível concretizá-la devido a seleção no Prêmio Interações Estéticas com Pontos de Cultura do Ministério da Cultura e Funarte.
Nesta primeira edição o projeto realizou juntamente com o Ponto de Cultura desta cidade "Samba de Coco: história, tradição e resistência", tendo o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Foram realizadas duas oficinas de xilogravura, exposição e ações educativas nas principais escolas públicas da cidade, atingindo aproximadamente 2000 pessoas. Toda a ação foi ofertada gratuitamente e as crianças e jovens produziram cerca de 150 xilogravuras.
Ao final foi produzido um catalogo como registro e difusão desse trabalho.
Em 2010 o projeto é selecionado em sua 2ª edição e retoma suas atividades em fevereiro de 2011 com o inicio das oficinas. Este projeto vem com a perspectiva de ampliar suas ações, não só agregando novos grupos como os catadores de mangaba, de coco e pescadores, mas também por oferecer aulas de corte e costura, a fim de unir as duas técnicas para propor a Xilo Estampa. Essa fusão possibilitará a confecção de bolsas com a impressão das xilogravuras produzidas pelos jovens participantes das oficinas, proporcionando com isso um novo meio para geração de renda dos grupos homenageados e da comunidade em geral.
O Samba, Coco e Gravura faz parte das ações do projeto Gravura de Inverno, fundado em 2005 com o objetivo de resgatar e valorizar a xilogravura nos mais diversos municipios sergipanos.