2011

O projeto Samba, Coco e Gravura continua suas ações em 2011 com o grupo folclórico do Samba de Coco de Dona Iolanda, da cidade litorânea de Sergipe, Barra dos Coqueiros. Este município tem um grande significado para o artista visual e xilógrafo Elias Santos o qual residiu nesta comunidade por 18 anos, tendo nele diversas influências para sua produção artística.
Neste ano além da oficina de xilogravura ofertamos também curso de corte e costura. Na primeira oficina atendemos principalmente crianças e adolescentes entre 12 e 19 anos, estudantes de escolas públicas da Barra dos Coqueiros (Escola Municipal Creuza Gomes e a Escola Estadual Carlos Firpo). Alguns deles, conforme o projeto objetivava possuem parentesco ou até mesmo é um agente cultural do grupo folclórico do Samba de Coco, de família de catadores de mangaba e de pescadores.  Mobilizamos também crianças que já participaram da oficina da primeira edição do projeto. A convivência com a realidade dos temas abordados foi significante para a feitura das xilogravuras, tendo nela um meio para impressão do universo cultural dessas crianças.
Quanto a oficina de Corte e Costura atingimos principalmente mulheres entre 16 e 50 anos de idade, que também possuem parentesco ou estão de alguma forma envolvidas com os grupos culturais abrangidos pelo projeto. Dona Eliete, 52 anos, é a costureira oficial do Samba de Coco da Barra. Ela é quem faz os vestidos e demais adereços do grupo. Nesse sentido a contratamos para multiplicar se conhecimento e ministrar a oficina de corte e costura.
Como resultado final, o projeto realizou duas oficinas de xilogravura, ofertando uma turma pela manhã e outra à tarde. Esta atendeu aproximadamente 40 crianças e adolescentes. Ao final foram produzidas mais de 100 gravuras.
Foi realizado também duas oficinas de corte e costura, no mesmo formato da anterior, ambas ofertadas gratuitamente. Esta atendeu 15 participantes entre jovens e adultos. Para o seu desenvolvimento contamos com a costureira do município, Dona Eliete, sendo a oficina realizada em sua casa. Deste trabalho foram confeccionadas cerca de 2 bolsas por aluna.
Foram realizados também uma visita com ação educativa na Escola pública Creuza Gomes, com a participação de diversas turmas assistindo à demonstração dos alunos. Uma exposição com aproximadamente 100 xilogravuras. Um desfile com as bolsas confeccionadas, impressão de 300 folders, 300 DVDs e 100 catálogos, tudo ofertado gratuitamente!

Samba de Coco e os coordenadores do projeto (no centro)

Oficina de xilogravura - aluno cavando a madeira

Oficina de xilogravura - aluna imprimindo a xilogravura


Oficina de corte e costura - confecção de bolsas

Oficina de Corte e Costura - preparando as bolsas para impressão da xilo

Ação Educativa na Escola Municipal Creuza Gomes -
exposição e exibição de xilogravuras

Desfile com bolsas estampadas com xilogravuras

Participantes do Samba, Coco e Gravura e os brincantes do Samba de Coco
e integrantes das Catadoras de Mangaba da Barra dos Coqueiros-SE